Será que inovar é mesmo fundamental para uma marca? Bem, não existe uma resposta possível para esta pergunta, afinal se sucesso se resumisse a uma receita, seríamos todos bem sucedidos e, onde todos são especiais, ninguém mais se destaca.
Gosto sempre de frisar que há 2 caminhos possíveis para uma marca sobreviver no mundo empresarial:
1) Fazer algo que o mercado já tem, mas com algum diferencial: qualidade, segurança, preço;
ou
2) Inovar.
Pessoalmente acho o segundo caminho mais promissor: não é fácil inovar, mas se manter no mercado com o mesmo produto/serviço que todos os seus concorrentes é mais árduo e normalmente menos recompensador. Em contrapartida à zona de conforto de estar num mercado estabelecido, inovar exige fibra e acreditar muitas vezes nas mudanças de hábito e novas ideias que se está sugerindo.
Um caso que sempre que posso uso para exemplificar sair da Zona de conforto em direção à inovação é o redesign do logotipo abaixo. Se você pudesse por um momento rápido não ler o conteúdo destas figuras e tivesse que adivinhar de que empresa é o logo abaixo, de qual seria?
Fácil? Isso é porque todos nós usamos este serviço quase que diariamente. Ou será que é porque o Google investe pesado em sua marca? Vamos dar uma olhada no redesign deste logotipo?
Abaixo algumas imagens de parte da ampla pesquisa e trabalho feito pela empresa para relançar uma marca que já era aceita pelo mercado:
Mas pra que mudar? O Google não estava estabelecido no mercado? É simplesmente uma empresa inquieta? Ou seria prudente sempre haver uma autocrítica do empresário, pensando que é preferível haver uma auto canibalismo constante de seus ideais, afim de ele mesmo promover a morte e renascimento da sua identidade visual?
De quebra vamos dar uma olhada no vídeo abaixo sobre o redesign do logotipo do Instagram:
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