Redesign: inovação para a sua marca

Será que inovar é mesmo fundamental para uma marca? Bem, não existe uma resposta possível para esta pergunta, afinal se sucesso se resumisse a uma receita, seríamos todos bem sucedidos e, onde todos são especiais, ninguém mais se destaca.

Gosto sempre de frisar que há 2 caminhos possíveis para uma marca sobreviver no mundo empresarial:

1) Fazer algo que o mercado já tem, mas com algum diferencial: qualidade, segurança, preço;

ou

2) Inovar.

Pessoalmente acho o segundo caminho mais promissor: não é fácil inovar, mas se manter no mercado com o mesmo produto/serviço que todos os seus concorrentes é mais árduo e normalmente menos recompensador. Em contrapartida à zona de conforto de estar num mercado estabelecido, inovar exige fibra e acreditar muitas vezes nas mudanças de hábito e novas ideias que se está sugerindo.

Um caso que sempre que posso uso para exemplificar sair da Zona de conforto em direção à inovação é o redesign do logotipo abaixo. Se você pudesse por um momento rápido não ler o conteúdo destas figuras e tivesse que adivinhar de que empresa é o logo abaixo, de qual seria?

Fácil? Isso é porque todos nós usamos este serviço quase que diariamente. Ou será que é porque o Google investe pesado em sua marca? Vamos dar uma olhada no redesign deste logotipo?

Abaixo algumas imagens de parte da ampla pesquisa e trabalho feito pela empresa para relançar uma marca que já era aceita pelo mercado:

Mas pra que mudar? O Google não estava estabelecido no mercado? É simplesmente uma empresa inquieta? Ou seria prudente sempre haver uma autocrítica do empresário, pensando que é preferível haver uma auto canibalismo constante de seus ideais, afim de ele mesmo promover a morte e renascimento da sua identidade visual?

De quebra vamos dar uma olhada no vídeo abaixo sobre o redesign do logotipo do Instagram:

Diante de tudo isso, você considera importante ter um profissional capacitado para realizar esta mudança na sua marca?

Gostou do conteúdo? Se ficou alguma dúvida, tem sugestões de temas para outros posts ou se precisa de um profissional para avaliar se a sua marca precisa de um redesign, entre em comigo!

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