O seu logotipo é responsivo?

Para discutir este tema temos que inicialmente entender melhor o significado de “logotipo responsivo”.

Logotipo quase todo mundo já ouviu falar. Se você tem uma marca, mesmo que criada recentemente, deve ter uma figura que a represente: esta pode ser composta por um símbolo e/ou tipografia (a parte escrita dos logotipos).

É bom aproveitar a oportunidade para lembrar que muitas pessoas utilizam o termo logomarca. Este, embora aceito pelo mercado, não é reconhecido academicamente, pois é impreciso quanto ao seu significado.

Mas e responsivo? Isso dá bastante assunto, inclusive será um termo recorrente do nosso blog.  Com o crescimento da variedade de dispositivos, como notebooks, celulares e tablets, ficou cada vez mais difícil encaixar um design único em várias dimensões possíveis. Para cada celular, a arte é apresentada de uma maneira e entre categorias também há uma grande disparidade. Como resolver isso? Com um design que se adapte conforme o dispositivo detectado: um design responsivo.

Bem, então você já imagina o que significa logotipo responsivo, certo?

“Ah mas acho que nunca vi nenhum!”

Será? Ou será que o cuidado com a Experiência do Usuário (UX) foi tão bem trabalhada pela marca que você nem sente que o logotipo se adaptou para a sua necessidade? Vamos olhar alguns casos:

Em destaque, esse gif da Coca-cola ajuda bastante no entendimento desta necessidade:

Para se ter uma melhor noção do porquê criar um logotipo responsivo é importante ter em mente as diversas aplicaçõesque ele poderá vir a ter. As 3 dicas abaixo já ajudam bastante:

1) Eu costumo dizer que se você quer descobrir se o logo está bem responsivo tente aplicá-lo em um lápis. Provavelmente você não vai conseguir aplicar em nada menor do que isso e vai testar o que chamamos de redução máxima.

2) Tente desfocar a marca. Normalmente olhar de longe já ajuda bastante a se ter uma noção de estra ou não no caminho certo.

3) Diminua a  opacidade do logotipo, aplicado a diversos fundos: desde uma cor sólida a uma fotografia; e veja o resultado.

Depois disso tudo, sua marca ainda está legível? Se não, está na hora de procurar um bom designer para uma consultoria e de repente contratar um redesign da sua marca.

Gostou do conteúdo? Se ficou alguma dúvida, tem sugestões de temas para outros posts ou se precisa de um logotipo responsivo, entre em contato comigo!

Aproveite para comentar, curtir e compartilhar. 😉

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode se interessar por estes posts: