Preciso de um site. E agora?

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Se você chegou até aqui é porque tem interesse em comunicação, design ou é empreendedor e precisa de ajuda com estes assuntos.

Provavelmente neste momento o que moveu você a procurar informações sobre o tema deste post foi algum comentário de uma pessoa próxima do tipo “não dá mais pra determinada empresa/marca não ter site”. Não é uma ideia totalmente errada, mas é um tanto simplificada demais.

Imagine que em resposta a um “estou com fome” eu lhe dissesse “coma este brigadeiro”. Você ficaria sem fome num primeiro momento, mas não seria sustentável logo em seguida. Você irá precisar comer algo mais consistente, salgado, talvez uma refeição completa.

O raciocínio aqui é o mesmo, existem diversos tipos de sites e locais digitais, mas para recomendar algum em específico, devemos entender qual é a estratégia de cada um e porque ter um site, página empresarial em redes sociais ou aplicativo da sua marca, por exemplo. Vamos falar de 3 tipos de sites para tentar te ajudar a esclarecer se você/sua empresa se encaixa em algum deles:

 

Sites Institucionais

Quando se pretende criar uma presença digital básica o mínimo é criar um site deste tipo, que apresenta a empresa, com seus valores e propósitos, seus serviços e/ou produtos, e um canal de atendimento entre usuário e marca (a famosa aba “contato”). Este modelo abrange a maioria dos sites atualmente e pode se desdobrar desde básicos até bem complexos dependendo das necessidades da marca.

 

Sites de E-commerce

Se você precisa vender produtos online, este é o melhor caminho. As plataformas de e-commerce são complexas e necessitam de alguém que saiba o que está fazendo pois devem, entre outros fatores, tratar de maneira extremamente responsável o manuseio de informações, já que capta números de cartão de crédito e dados pessoais dos seus clientes, bem como documentos fiscais de maneira automática.

 

Site de Portfólio

Alguns profissionais, geralmente da área de artes tem esta necessidade específica de mostrar trabalhos/projetos já realizados para criar autoridade com seu público-alvo. Se você precisa de uma maneira mais visual de apresentá-los, este modelo é perfeito para você.

 

Quem é o profissional mais indicado para este tipo de trabalho?

Considerando estes tipos, já é possível começar a escolher quem estará envolvido no desenvolvimento. Normalmente quando falamos em desenvolver um site, a primeira coisa que vem à cabeça é um programador. Sem dúvida você vai precisa de alguém que tenha alguma habilidade com códigos, mas se o objetivo é ter resultado (se não é, tem alguma coisa errada, pois deveria ser) aumentando a visibilidade da marca ou vendendo produtos e/ou serviços, você vai precisar mais que isso.

O designer, embora não tenha tanta visibilidade pelos empreendedores brasileiros, tem papel fundamental se você quiser economizar dinheiro sendo assertivo logo de cara. Este profissional cria para você um projeto (não se limita ao senso estético, mas as funcionalidades e objetivos de cada parte do site) e muitas vezes o implementa, pois tem uma visão multidisciplinar: entende o suficiente de código, mas não deixa de lado o visual e o funcional.

 

O que devo levar em conta ao decidir criar um site para minha marca?

Minha avó sempre dizia que o combinado não sai caro. Tenha em mente como verdade o gráfico ao lado, lembre-se de que se você contratou aquele profissional que é muito bom no que faz foi porque você viu valor no trabalho dele e isso tem um custo. Se tudo for acordado com clareza, não haverá nenhuma grande surpresa, logo será o preço justo, que você concordou em pagar.

Além do preço e da qualidade do projeto, deve-se levar em conta o prazo. Assim como os dois primeiros fatores, varia caso a caso, mas amparado por um bom designer você terá uma consultoria de confiança sobre que alternativas possui dentro do que pretende com seu site.

É bom também sempre lembrar que os projetos e seus pormenores variam muito de acordo com a complexidade do site e isto deve ser considerado antes do projeto sair do papel.

 

Além do site, terei outros gastos?

Bom, eu não gosto muito desta palavra, prefiro investimentos. Digo isso porque sou orientado a resultados e sempre que projetamos um site aqui na BackPlay é pré-requisito ajudar o cliente a vender mais e melhor sua marca, produtos ou serviços.

Em todo caso, vale lembrar que você terá que reservar um valor para investir em hospedagem (o computador onde o site fica) e no domínio (seu endereço web, como www.backplay.com.br). Mas não se assuste, garanto que não são valores expressivos e o retorno é quase imediato na maioria dos casos.

Gostou do conteúdo? Se ficou alguma dúvida, tem sugestões de temas para outros posts ou se precisa de um site, entre em comigo!

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